ID Jovem: Como tirar o documento que permite viajar de graça em ônibus interestaduais
Você sabia que, no Brasil, jovens entre 15 e 29 anos, cuja família receba até dois salários mínimos por mês podem viajar em ônibus interestaduais de graça?
Quase 500 mil pessoas já são cadastradas no programa, porém o governo estima que cerca de 15 milhões podem ter direito ao documento ID Jovem.
A resolução prevê a reserva, por viagem, de duas vagas gratuitas para jovens de baixa renda. Mas depois de esgotadas as vagas gratuitas, também são reservadas mais duas vagas com 50% de desconto no valor das passagens. A gratuidade e o desconto são válidos apenas para ônibus convencionais e em viagens entre estados diferentes.
O que é ID Jovem
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso a uma série de benefícios para jovens entre 15 e 29 anos pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. O benefício vale mesmo para quem não frequenta escola ou universidade .
O cartão pode ser usado para assegurar o pagamento de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e em transporte rodoviário, ferroviário ou embarcação de transporte interestadual de passageiros.
Como fazer o cadastro?
O documento pode ser emitido pelo site do programa ou pelo aplicativo ID Jovem. Basta digitar o nome da mãe, nome completo, data de nascimento e o número do NIS (o cadastro no Cadúnico). O cartão, que é virtual, é gratuito e tem validade de 180 dias. Após esse período, será necessário emitir um novo documento, quando serão verificados novamente os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem.
Como usar
A pessoa interessada deve ir ao guichê de venda, já que as empresas não são obrigadas a conceder o benefício na compra de bilhetes pela internet. A reserva desses assentos destinados aos jovens deve ser feita até 3 horas antes da partida.
É importante saber que, se a empresa recusar a conceder o benefício, o jovem pode fazer denúncia no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ou ligando para o número 166. Em terminais rodoviários maiores também costuma ser possível encontrar um escritório da ANTT no local com profissionais que poderão dar instruções sobre o caso.
Nesse caso, vale lembrar que o jovem precisa solicitar à empresa de transporte uma justificativa formal da recusa por escrito, que deve constar a data, hora, local e motivo da recusa.
Atenção! Não é necessário imprimir o ID Jovem, basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição da passagem de ônibus, acompanhada de documento original com foto.
Fonte: Passaporte Acessível com informações de Viaja Lá e Secretaria Nacional da Juventude
Commentaires